Recuperando Arquivos Excluídos Permanentemente

Todos os sistemas operacionais modernos oferecem uma gama de recursos de segurança para os arquivos. Por exemplo, em vez do sistema excluir um arquivo imediatamente e não deixar opção para recupera-lo posteriormente, ele esconde o arquivo num local chamado Lixeira ou Lixo, que nada mais é do que uma pasta do sistema.

Por isso, os arquivos ainda ocupam espaço em seu disco rígido e podem ser facilmente restaurados apenas arrastando e soltando eles no lugar desejado. A maioria dos usuários de computadores tende a ignorar esta pilha de lixo digital até precisar de mais espaço para armazenar mais fotos, vídeos, documentos ou instalar aplicativos.

Recuperando Arquivos Excluídos Permanentemente

Quando eles decidem esvaziar a lixeira, geralmente o fazem sem pensar muito. Por isso, não é surpresa uma pessoa excluir permanentemente um arquivo importante que estava jogado dentro da lixeira por engano. Tanto o Windows quanto o Mac OS X oferecem métodos nativos de restauração de arquivos, mas eles não são nada práticos, muitas vezes, causando mais bagunça do que resolvendo.

No caso do Windows, é preciso usar um ponto de restauração do sistema, que é uma característica nativa do Windows que reverte a um determinado ponto o estado dos arquivos do sistema, aplicativos instalados, registro e configurações do sistema. Se você quiser recuperar apenas um documento, terá que reverter o estado atual do seu computador para o ponto em que o arquivo foi modificado, é como reconstruir toda uma casa, simplesmente para que as paredes sejam pintadas de uma cor diferente. O Mac OS X tem o recurso de backup chamado Time Machine, que é consideravelmente mais elegante, mas precisa ser configurado primeiro. Se você esquecer de fazer isso e tiver um dia de má sorte, você precisará de uma solução de software de recuperação de dados de terceiros.

Forense Cibernética da Vida Real

Todo fã das séries policiais modernas sabem que é preciso ser um criminoso muito esperto para poder ocultar de forma ideal todos os rastros digitais de seu crime. A maioria dos criminosos reais e da TV não tem ideia de que, quando eles simplesmente excluem permanentemente os seus arquivos em seus computadores, esses arquivos ainda podem ser facilmente restaurados com um programa de recuperação de dados.

As soluções de recuperação de arquivos que você vê na TV tendem a ter muitos gráficos fantásticos, linhas de texto que só nerds podem entender e muitos outros recursos que, para a série, são interessantes, mas para a vida real, completamente inutilizáveis. Os seus homólogos da vida real, como o programa Disk Drill, se concentram na facilidade de uso e nas necessidades dos usuários, que podem ser estudantes, profissionais de empresas, grandes corporações e agências governamentais.

Usando Disk Drill, você pode restaurar qualquer arquivo excluído permanentemente em seu computador desktop ou laptop que rode Windows ou Mac OS X, simplesmente selecionando o meio de armazenamento no qual o arquivo estava localizado e clicando no botão Restore. Rapidamente o Disk Drill encontrará todos os arquivos excluídos e permitirá que você escolha quais deles você deseja restaurar. Ao fazê-lo, o Disk Drill elimina a necessidade de ter uma ferramenta de backup automática em segundo plano, lhe poupando da chatisse de restaurar todo o sistema operacional para um estado anterior.

Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac
Como recuperar arquivos permanentemente deletados com o Disk Drill updated: Março 19, 2018 author: VL