O que é JPG? Um Guia Útil para Recuperar Arquivos JPG Excluídos

O JPG é a extensão de arquivo de um dos formatos mais populares para imagens. De acordo com dados do W3Cook, que oferece estatísticas precisas sobre as principais tecnologias da web, 36% de todas as imagens na web são JPGs. Neste artigo, vamos ensinar o que é JPG e qual a diferença entre JPG e JPEG. Nós também examinaremos de forma muito simples como você pode recuperar JPGs corrompidos ou excluídos usando o Disk Drill, um poderoso aplicativo de recuperação de dados para Windows e Mac OS X.

recuperação de jpeg

O que Torna o JPG tão Único?

As imagens JPG usam um método de compressão com perda, o que reduz o tamanho de armazenamento, mas custa a qualidade da imagem. Onde o JPG mais se destaca é na sua capacidade de conseguir uma compactação de até 10:1 sem qualquer degradação visível ao olho humano na qualidade da imagem. Isso faz com que as imagens JPG sejam ideais para a publicação de fotografias na web.

Muitos programas de edição de fotos permitem que você ajuste manualmente a taxa de compressão JPG, permitindo que você encontre o equilibro ideal entre tamanho e qualidade. A desvantagem é que as imagens JPG podem ficar cada vez mais corrompidas e deformadas cada vez que elas são salvas novamente.

Qual a diferença entre JPG e JPEG?

Os formatos JPG e JPEG são comumente confundidos – e por uma boa razão. Ambos são extensões de arquivos para um formato de imagem com perda de qualidade, mas uma delas também se refere ao método de compactação usado pelo referido formato de arquivo: JPEG (Joint Photographic Experts Group).

O nome é referencia a um comitê de participação conjunta (Joint) entre a Organização Internacional de Normalização e a União Internacional das Telecomunicações. As duas organizações publicaram a primeira parte do padrão JPEG em 1992 e o resto é história.

É importante perceber que o método de compressão JPEG pode salvar arquivos com diferentes extensões: JPG, JPEG, jpg ou jpeg. As extensões simplesmente dizem aos programas ou aplicativos que eles estão lidando com um arquivo de imagem salvo com o método de compressão JPEG. Então, quando alguém pergunta, “o que é o arquivo .jpg?” você vai dizer a pessoa que é um arquivo de imagem comprimida com perda de qualidade.

Como recuperar um JPG excluído

Imagine o seguinte cenário: você tem uma pasta na área de trabalho do seu pc cheia de fotos das suas lindas férias em uma praia tropical que você tirou no ano passado. Sem perceber, você o seleciona ela junto com outros arquivos que deseja excluir e manda tudo para a Lixeira. Você percebe que fez algo de errado só depois que a Lixeira é esvaziada, então, você fica sem suas preciosas lembranças. O que você faz em tal situação?

recuperação de dados

Você instala o Disk Drill para Windows, um poderoso software de recuperação de dados que pode ajudá-lo a recuperar as suas imagens JPG excluídas. Além disso, ele pode recuperar arquivos jpeg corrompidos e também qualquer outro tipo de arquivo que você possa pensar, incluindo JPG, PNG, TIFF, AI, PSD, INDD, AVI, DV, MP4, DOCX, PPTX, XLSX e outros.

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

Como recuperar imagens JPG excluídas com o Disk Drill

  1. Instale o aplicativo de recuperação de dados do Disk Drill para o Windows.
  2. Abra o software no menu Iniciar.
  3. Selecione o dispositivo de armazenamento que deseja verificar. O Disk Drill tem suporte a discos rígidos internos e externos, unidades flash USB, iPods, cartões de memória e muito mais.
  4. Aguarde até que a verificação seja concluída.
  5. Veja os resultados e selecione os arquivos que deseja recuperar.
  6. Clique no botão ‘Recover’.

Feito!

Todas as suas imagens estão de volta onde estavam antes de você excluí-las acidentalmente. Esta é apenas uma pequena amostra de como o Disk Drill para Windows pode salvar o seu dia.

O que é o formato JPG e Como recuperar um arquivo JPEG updated: Abril 9, 2018 author: VL