Modo de Recuperação do OS X. Uma Visão Geral

modo-recuperação-mac

O que é o modo de recuperação do OS X?

O Modo de Recuperação do OS X é uma facilidade oferecida nos computadores da Apple onde ferramentas de recuperação do OS X são carregadas de modo a ajudar você a solucionar problemas. O sistema carrega tais ferramentas a partir de uma imagem de recuperação e uma cópia do instalador que os computadores Apple mantêm em uma partição de disco especial.

Esses utilitários são apresentados em um menu. Uma das opções permite que o usuário recarregue o sistema operacional. Caso isso não possa ser feito, o menu oferece ao usuário a opção de diagnosticar problemas no disco, obter ajuda online ou instalar a versão de fábrica do sistema do OS X.

Este artigo se aplica às várias versões do OS X da Apple, conhecidas como: Leopard, Snow Leopard, Lion, Mountain Lion, Mavericks, Yosemite e El Capitan.

Como Iniciar um Mac no Modo de Recuperação do OS X

Existem duas maneiras de inicializar o Mac no modo de recuperação: padrão e baseado na internet.

O modo de recuperação padrão funciona a partir do seu próprio computador. O modo baseado na Internet, como o nome sugere, funciona a partir da internet. O modo de recuperação através da Internet do OS X é útil se o disco estiver danificado ou tiver sido substituído por um dispositivo mais rápido.

Em ambos os casos, o procedimento é o mesmo. O usuário deve manter pressionado a tecla Command-R imediatamente depois de ligar ou reiniciar o computador. Uma vez que a inicialização esteja completa, o usuário verá uma tela com o menu OS X Utilities, onde ele pode selecionar uma opção para continuar.

Os dois modos operam de diferentes maneiras. Com o modo padrão, o computador usará a versão do OS X que estava sendo usada no dispositivo no momento do problema. Através da internet, o computador iniciará com a versão OS X de fábrica no carregada no computador no momento da compra.

Como criar um sistema de recuperação em uma unidade externa

A Apple fornece nas versões OS X Lion e Mountain Lion o recurso Recovery Disk Assistant. Esta ferramenta pode ser usada para criar um sistema de recuperação em uma unidade externa. Este sistema de recuperação possui as mesmas capacidades do sistema de recuperação que vem embutido no computador.

Para criar um sistema de recuperação, o disco externo deve ter uma partição com capacidade mínima de 1 GB. Quando a partição está pronta, o usuário deve abrir o Recovery Disk Assistant e seguir as instruções.

Após a conclusão da instalação, a partição não será visível no Finder ou no Disk Utility.

Para acessar o sistema de recuperação, conecte a unidade, reinicie e mantenha pressionada a tecla Option. Em seguida, selecione sua unidade externa no Startup Manager.

Se o OS X original ser o Lion ou Mountain Lion, o sistema de recuperação externo só funcionará com eles. Se o computador foi atualizado para OS X Lion ou Mountain Lion, o sistema de recuperação também pode ser usado para computadores atualizados de forma similar.

Como Recuperar Arquivos Perdidos

O Disk Drill é um aplicativo que ajuda o usuário a recuperar arquivos apagados de um computador, bem como, de unidades externas. Desenvolvido pela Cleverfiles, ele pode ser baixado gratuitamente. A versão gratuita tem limites na recuperação de dados. A versão Pro não possui limitações.

modo-recuperação-mac

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

O Disk Drill recupera os arquivos através de dois modos, Quick Scan e Deep Scan. A verificação Quick Scan é mais rápida e usa informações disponíveis no sistema de arquivos. Já a verificação Deep Scan funciona em nível binário.

Os resultados da recuperação são apresentados com a ajuda de um filtro. Os dados podem ser organizados de acordo com o tipo, tamanho e data. A sessão de verificação pode ser pausada a qualquer momento ou salva para ser continuada mais tarde, sem que todo o trabalho realizado seja perdido.

O Disk Drill também pode ajudar na criação de imagens de disco e na prevenção da perda de dados. A perda de dados pode ser evitada com o uso do Recovery Vault, que é uma camada extra para o Lixo. Ele mantém uma referência de cada arquivo excluído. Já o recurso Guaranteed Recovery mantém uma cópia de qualquer arquivo movido para uma pasta selecionada.

A nova versão do Disk Drill para produtos Apple está disponível em mais de 10 idiomas, incluindo inglês, turco, coreano, taiwanês, malaio e árabe. Com ela, é possível recuperar dados de computadores Mac e iPhones da Apple. O Disk Drill também funciona em dispositivos Android. Esta opção foi lançada recentemente e foi muito bem recebida pelo público em geral.

Como inicializar o Mac OS X no modo de recuperação updated: Janeiro 15, 2018 author: VL