Por mais úteis que sejam os discos rígidos externos para armazenar nossas fotos, vídeos, documentos e músicas favoritas, a perda de dados é uma ameaça constante que pode surgir do nada. Mesmo que você tenha o máximo cuidado com seu disco rígido externo, não há como prever quando um problema pode aparecer e fazer com que parte dos seus dados desapareça.

Razões para Perda de Dados de um Disco Rígido Externo

A perda de dados pode acontecer a qualquer momento, em qualquer escala. Seja você dono de um Seagate, Toshiba, WD, ou disco rígido externo Samsung; a perda de dados pode afetá-los da mesma forma. Aqui estão alguns motivos comuns pelos quais a perda de dados pode ocorrer:

  • 📝 Exclusão acidental de arquivos ou formatação – Erros acontecem, como foi visto por este usuário do Reddit que excluiu todos os seus dados de uma só vez. Pode ser que você tenha derrubado o Del tecla quando todos os seus arquivos estavam selecionados, ou talvez era para formatar um disco e selecionou o errado.
  • 🚩 Erro de sistema ou de hardware – Como um dispositivo mecânico com peças móveis, os discos rígidos externos estão sujeitos ao desgaste com o tempo. Sons de bip, como este usuário experimentou, são um sinal de falha no disco, o que pode indicar problemas como um queda da cabeça ou falha do motor.
  • 🤖 Ataque de vírus ou malware – Malwares incômodos podem até infectar seu disco rígido externo se conseguir acessá-lo. Pode ser na forma de ransomware, onde seus arquivos ficam criptografados e inutilizáveis, ou um vírus, que ataca diretamente sua unidade.
  • 🔋 Perda repentina de energia ou surto – Problemas relacionados à energia são uma causa comum de perda de dados. Desligamentos inadequados podem levar à corrupção do sistema de arquivos, tornando seus dados inacessíveis. Por outro lado, um pico repentino de energia após uma queda pode queimar componentes de hardware se o seu sistema não estiver protegido por um protetor contra surtos.
  • 🌊 Dano físico ou ambiental – Devido ao seu formato portátil, os discos rígidos externos frequentemente passam por perda de dados devido a queda. Eles também podem ser significativamente afetados devido ao contato com a água e, em casos raros, se forem usados em temperaturas extremamente altas ou baixas que estejam fora de sua faixa segura de operação.

Estas são apenas algumas razões pelas quais é valioso saber como recuperar dados de discos rígidos externos. Usando a tabela abaixo, você pode ir diretamente para a solução de recuperação que melhor descreve a sua situação.

Cenários de Perda de Dados Possíveis Soluções de Recuperação
Excluiu suas fotos, vídeos, etc., por acidente.

Verifique a Lixeira

Recuperar arquivos excluídos permanentemente de um disco rígido externo

Formatando sua unidade/Partições Danificadas.

Recuperação usando software profissional de recuperação de dados como o Disk Drill

Recupere a partição usando o TestDisk

Arquivos desapareceram do meu disco

Recuperar arquivos usando o método CMD

Use software de recuperação de dados para restaurar os arquivos

Corrupção do sistema de arquivos

Corrija o sistema de arquivos com o CHKDSK

Restaurar os dados com o TestDisk

Arquivos não salvos devido a quedas de energia, falhas do sistema, etc.

Recuperar arquivos de backups salvos

Restaurar uma versão anterior com o Histórico de Arquivos

Danos físicos ao HDD externo.  Visite o serviço de recuperação de dados mais próximo

É possível recuperar arquivos da Lixeira do disco rígido externo?

Sim, você pode recuperar arquivos de um disco rígido externo removendo-os da Lixeira. Arquivos que foram esvaziados da Lixeira ou excluídos com Shift + Delete só podem ser recuperados com software de recuperação de dados.

Cada disco rígido tem sua própria pasta da Lixeira que fica oculta. Quando você clica no ícone da Lixeira localizado na sua Área de Trabalho, o que o Windows mostra é na verdade uma visão combinada de todas as pastas da Lixeira presentes no seu computador, incluindo as pastas da Lixeira localizadas em discos rígidos externos.

Você pode ver uma lista de todos os locais da Lixeira clicando com o botão direito na Lixeira na sua área de trabalho e selecionando Propriedades.

locais da lixeira no Windows

O problema é que, quando a maioria das pessoas percebe que precisa recuperar dados de um disco rígido externo, os arquivos que procuram já não estão mais presentes na Lixeira.

Nesses casos, é melhor usar imediatamente um solução de recuperação de dados de disco rígido como o Disk Drill, que descrevemos em maior detalhe mais adiante neste artigo. O Disk Drill pode encontrar e recuperar dados usando os registros deixados pela maioria dos sistemas de arquivos comuns (incluindo NTFS, exFAT e FAT32), restaurando até mesmo os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas. Nos casos em que isso não é possível, ele é capaz de recuperar mais de 380 formatos de arquivo por suas assinaturas de arquivo exclusivas.

7 Métodos Eficazes para Recuperar Dados de um Disco Rígido Externo

Embora existam inúmeras soluções possíveis para ajudá-lo a recuperar dados de discos rígidos externos, uma pode ser mais favorável do que outra dependendo das suas circunstâncias específicas. Por isso, incluímos uma variedade de soluções de recuperação. Antes de analisá-las, aqui estão algumas dicas úteis para maximizar sua probabilidade de recuperação bem-sucedida de dados:

  • Pare de usar seu disco rígido externo assim que descobrir que está faltando dados. Quanto mais tempo você passar usando seu disco rígido externo após a perda ou exclusão acidental dos dados, maior será a chance de que algum aplicativo ou até mesmo o próprio sistema operacional sobrescreva os dados, tornando impossível realizar a recuperação do disco rígido externo.
  • 💿 Não formate o disco rígido externo. Muitos problemas de disco rígido podem ser resolvidos formatando o disco e começando do zero, mas a perda de dados não é um deles. Quando você formata um disco rígido, todo o espaço de armazenamento do disco é marcado como vazio e uma nova tabela de partição é criada, tornando muito mais difícil recuperar arquivos excluídos. Portanto, mesmo que o Windows continue pedindo para você formatar devido a danos na partição, ignore a solicitação.
  • 🔧 Pare de usá-lo se houver danos físicos. Lidar com um disco fisicamente danificado é ainda mais arriscado, portanto você não deve usá-lo, muito menos tentar qualquer conserto caseiro que encontrar. Em vez disso, é melhor deixá-lo de lado até poder consultar um serviço profissional de recuperação.

Método nº 1 Exibir arquivos usando o Prompt de Comando

Também conhecido como CMD, o Prompt de Comando oferece um controle muito mais preciso sobre o seu sistema operacional, permitindo que você dê comandos em texto ao seu computador. Isso é útil ao lidar com perda de dados causada por malware, especialmente aqueles que ocultam os arquivos armazenados no seu disco rígido externo ao atribuir a eles o atributo de oculto.

Em vez de corrigir cuidadosamente os atributos de cada arquivo no seu computador, você pode simplesmente usar um único comando para corrigir todos de uma vez.

Para recuperar arquivos excluídos de um disco rígido externo usando o CMD:

  1. Conecte seu disco rígido externo ao seu computador.
  2. Pressione Win + R teclas para iniciar o programa Executar.
  3. Tipo cmd e clique em OK.
  4. Digite o seguinte comando na janela do CMD, substituindo X: pela letra da sua unidade, e pressione enter:
    ATTRIB -H -R -S /S /D X:*.*
    Desocultar arquivos com o comando ATTRIB

Método nº 2 Restaurar uma Versão Anterior

O Histórico de Arquivos é um recurso útil do Windows. Ele permite que você volte no tempo e restaure versões anteriores de arquivos, mesmo que os arquivos originais tenham sido excluídos desde então. Para que o Histórico de Arquivos funcione, é necessário ativá-lo manualmente.

Você pode fazer isso digitando “Histórico de Arquivos” na barra de pesquisa do Windows e clicando em ‘Restaurar arquivos usando o Histórico de Arquivos.’ Isso o levará ao Painel de Controle, onde você pode ativar o Histórico de Arquivos. No improvável caso de você ter configurado o Histórico de Arquivos para manter uma cópia dos arquivos armazenados no seu disco rígido externo, você pode restaurar uma cópia deles.

Histórico de Arquivos

Para restaurar uma versão anterior de um arquivo usando o histórico de arquivos do Windows:

  1. Navegue até a pasta onde seus arquivos estavam armazenados antes da exclusão.
  2. Clique com o botão direito dentro da pasta e selecione Propriedades.
  3. Abra o Versões Anteriores aba
  4. Selecione qual versão anterior você deseja recuperar.
  5. Clique no Restaurar botãoRestaurando uma versão anterior.

Método nº 3 Recuperar dados de um disco rígido externo usando software de recuperação de dados

O software de recuperação de dados é necessário se você não tiver um backup do qual possa restaurar dados facilmente, pois ele foi projetado para uso mesmo em cenários extremos de perda de dados. Neste caso, Disk Drill é uma ótima escolha porque não só pode recuperar arquivos após a exclusão (incluindo aqueles que foram perdido devido à formatação), mas também pode verificar e recuperar dados de discos rígidos externos que se tornaram RAW, não inicializados ou corrompidos de outra forma.

Para recuperar arquivos excluídos de um disco rígido externo:

Passo 1. Baixar Disk Drill para Windows ou macOS e instale-o.

Disk Drill
Recuperação de dados gratuita
Seu Companheiro para a Recuperação de Arquivos Excluídos

Etapa 2. Conecte seu disco rígido externo.

Etapa 3. Abra o Disk Drill e clique no Pesquisar dados perdidos botão ao lado do seu disco rígido externo.

Digitalizando o disco rígido externo.

Etapa 4. Selecione quais arquivos você deseja recuperar.

Etapa 5. Inicie o processo de recuperação clicando no Recuperar botão

Recuperando dados do disco rígido externo.

Etapa 6. Agora, tudo o que resta é selecionar o destino para a recuperação dos seus arquivos. Certifique-se de escolher um local de recuperação em uma unidade física separada para evitar corromper os arquivos.

Concluindo a recuperação do HDD externo.

Método nº 4 Use o comando CHKDSK

Se você se deparar com mensagens de erro ao tentar usar a unidade ou não conseguir ler ou gravar dados nela, pode valer a pena executar CHKDSK para ver quais problemas ele encontra. O CHKDSK é uma ferramenta de reparo do sistema de arquivos criada para escanear seu volume em busca de problemas e repará-los, se possível. Embora não tenha a capacidade de recuperar os dados em si, ele pode corrigir sistemas de arquivos corrompidos, restaurando assim o acesso aos dados mais uma vez.

Siga estas etapas para executar o CHKDSK no volume da unidade:

  1. Clique com o botão direito Começar e clique Terminal (Admin).Abrindo Terminal.
  2. Tipo chkdsk *: /r. Substitua * pela letra da sua unidade, depois pressione Enter.Executando o comando CHKDSK.

Método nº 5 Usar um backup anterior

É uma boa prática manter mais de um backup dos seus arquivos em armazenamento em nuvem, dispositivos separados, etc. Caso você tenha excluído seus arquivos ou os perdido devido a uma queda de energia, pico de energia ou falha no sistema, pode recorrer a esses backups anteriores. Ou você pode restaurar uma versão anterior do arquivo.

Método nº 6 Restaurar Dados Excluídos Usando TestDisk

Quando um disco rígido externo se torna RAW, perde suas partições ou a tabela de partição fica corrompida, TestDisk é a opção ideal. TestDisk é uma ferramenta de recuperação de partições de código aberto. Em vez de recuperar arquivos individuais, ele se concentra em recuperar toda a partição corrigindo o problema subjacente. 

Pode ser um pouco complicado de usar, já que funciona através de uma interface de linha de comando (CLI), mas estes passos devem ser suficientes para guiá-lo no uso do TestDisk:

  1. Baixar e extraia o conteúdo do TestDisk. Abra testdisk_win.
  2. Pressione Enter criar um arquivo de log.Criando um arquivo de log.
  3. Realce seu disco rígido externo e pressione Enter.Procurando no disco rígido externo.
  4. Escolha o tipo de tabela de partição e pressione Enter.Escolhendo um tipo de tabela de partição.
  5. Pressione Enter, escolhendo a opção de analisar.Analisando o disco.
  6. Pressione Enter para iniciar a busca rápida por partições perdidas.Realizando uma pesquisa rápida.
  7. Pressione Enter. Se nada foi encontrado, você pode tentar fazer uma busca mais aprofundada.Selecionando a partição encontrada.
  8. Vá para o Escrever opção, depois pressione Enter.Gravando a partição.
  9. Pressione Y confirmar

Depois de gravar a nova partição de volta na tabela, você precisará desconectar com segurança seu disco rígido externo e, em seguida, reconectá-lo. Para discos internos, você precisará reiniciar seu computador.

Método nº 7 Use um serviço de recuperação de dados

Se nenhum dos métodos acima funcionar para você ou se você ainda estiver enfrentando problemas durante a recuperação de dados de um HDD externo, a melhor opção é procurar um serviço de recuperação de dados. No caso de discos fisicamente danificados, um serviço de recuperação de dados deve ser sua primeira e única opção.

Aqui está uma visão muito rápida do que esse processo envolve:

  1. Inicie o processo de recuperação.Iniciando uma ordem de serviço.
  2. Preencha o formulário de solicitação. Neste momento, você escolhe o nível de serviço desejado e fornece informações como seus dados de contato, dispositivo de armazenamento e problema de perda de dados.Preenchendo a ordem de serviço.
  3. Envie a ordem de serviço e despache seu disco rígido externo.Enviando a ordem de serviço.

Embora esta solução específica seja mais cara do que as outras, ela aumentará significativamente as chances de recuperação dos dados. Ela será enviada para um laboratório de recuperação onde especialistas que se concentram em recuperação de disco rígido morto pode recuperar com segurança o que restou no disco.

Aqui estão alguns cenários típicos de perda de dados que devem ser considerados essenciais para acionar um serviço de recuperação de dados:

  1. 🔨 Conectores danificados – Quando seu disco rígido tem pinos dobrados ou faltando, isso impedirá uma conexão consistente. Para recuperar os dados, um profissional deve realizar um bypass de interface, no qual o disco é desmontado e conectado diretamente a um sistema através de uma conexão SATA ou IDE.
  2. 🔊 Ruídos incomuns – Discos rígidos externos são propensos a problemas mecânicos, como cabeças de leitura/gravação com defeito, pratos danificados e rolamentos desgastados. Esses problemas podem resultar em ruídos como rangidos, chiados, bipes ou zumbidos. Todos esses são sinais sérios de falha e só podem ser resolvidos por um profissional.
  3. 💥 Sinais de dano físico – Sinais de danos físicos são fáceis de identificar. Circuitos expostos, carcaças amassadas e rachaduras são todas indicações imediatas de danos físicos. Discos assim devem permanecer desligados até que possam ser inspecionados.

Conclusão

Você pode perder dados do seu disco rígido externo por vários motivos. Embora você possa seguir etapas específicas, como manter vários backups de dados ou instalar um antivírus confiável para proteger seus dados, a perda de dados pode ser bastante inesperada.

Nessas situações, você pode recorrer aos métodos mencionados neste artigo. A maioria dessas soluções de recuperação de dados é barata, fácil e, geralmente, sem riscos se você criar backups adequados dos seus discos rígidos externos.

Perguntas frequentes

Joshua Solomon author at Cleverfiles blog
Joshua Solomon

Joshua tem como principais áreas de atuação a tecnologia, o SaaS e o marketing digital. Ele entende a necessidade de artigos simples e fáceis de ler na internet. À medida que as tecnologias se tornam mais complexas, os gu...

Ler a biografia completa
Avatar
Aprovado por
Brett Johnson

Este artigo foi aprovado por Brett Johnson, Engenheiro de Recuperação de Dados na ACE Data Recovery. Brett possui bacharelado em Sistemas de Computação e Redes, com 12 anos de experiência.