Configurar a Proteção do Sistema de Arquivos

  • img Dificuldade: Fácil
  • img Tempo necessário: 5 min ou menos
  • img Dispositivos extras: nenhum

Visão Geral do Problema
Para recuperar os dados de uma unidade de inicialização, o Disk Drill requer acesso somente leitura nela. Para conceder esse nível de acesso no macOS 10.14 (Mojave) e 10.15 (Catalina), você precisa desativar a proteção do sistema de arquivos. Isso faz parte do módulo de Proteção de Integridade do Sistema (SIP ou “rootless”) introduzido no macOS El Capitan e continuado no High Sierra, Mojave. Esta é uma medida puramente temporária e é realizada com relativa facilidade por qualquer pessoa.
img
Nota: Parcialmente desabilitar o SIP é absolutamente seguro! Depois de concluir a recuperação de dados, você de reativá-lo.
Veja Como
Etapa #1: reinicie o seu Mac
Clique no menu no seu Mac e selecione Reiniciar.
Etapa #2: inicialize em modo de recuperação do MacOS
Segure Command + R no seu teclado imediatamente após o Mac começar a reiniciar. Continue segurando as duas teclas até ver o logotipo da Apple ou um globo giratório. A inicialização será concluída quando você ver a janela Utilitários.

Inicialize no modo de recuperação do macOS

Etapa #3: execute o app Terminal
Clique no menu Utilitários e escolha Terminal. A janela do terminal aparecerá na tela.
Etapa #4: desabilitar a proteção do sistema de arquivos
Digite o seguinte comando no Terminal e pressione Enter (Return):
csrutil enable --without fs

Desativar proteção do sistema de arquivos

O sistema responderá assim:

reiniciar o Mac

img Parabéns! Você está quase pronto.
Última etapa: Ir ao Disk Drill
Agora é só reiniciar o seu Mac usando o menu e escolhendo a opção Reiniciar. Quando a área de trabalho aparecer novamente, abra o Disk Drill e prossiga com a recuperação de dados como faria normalmente.
Perguntas Frequentes
Verifique se está tudo certo digitando o comando ‘csrutil status’ no Terminal a qualquer momento. Você deveria ver algo assim:
System Integrity Protection status: enabled (Custom Configuration). Filesystem Protections: disabled
Como alternativa você pode usar uma Unidade de Inicialização de Recuperação do Disk Drill e evitar o uso do Terminal. O Disk Drill oferecerá outro pequeno app, o SIP Manage, que executará os próprios comandos necessários em segundo plano.
Se você estiver preocupado com sua segurança enquanto o SIP estiver parcialmente desativado de desconectar o seu Mac da rede e da Internet. Embora isso não seja necessário, o seu sistema de arquivos (cuja proteção você desativou temporariamente) não estará acessível a nada de fora deste computador.
Para concluir a recuperação de dados do disco de inicialização no MacOS 10.14 Mojave e no 10.15 Catalina, também é possível conectar o seu Mac no Modo de Disco de Destino ou executar a recuperação de dados a partir de uma unidade de inicialização.
.updated: June 3, 2021 author: CleverFiles Team