Por Que os Discos Rígidos Falham?

Quase todo mundo que já vivenciou uma falha no disco rígido se pergunta: “Por que isso aconteceu”?! O fato é que os discos rígidos são dispositivos mecânicos complexos e, como afirma a famosa lei de Murphy, “se algo pode dar errado, vai dar”.

recuperação do disco rígido quebrada
recuperação do disco rígido

Falhas Lógicas

Surpreendentemente, a causa mais comum para um disco rígido falhar não é mecânica. Em vez disso, a maioria dos dispositivos de armazenamento param de funcionar porque eles se tornam corrompidos. O sistemas operacionais mais antigos geralmente armazenavam arquivos de forma notoriamente inconstante, porém os sistemas atuais não possuem esse problema. O que temos, no entanto, é o malware. Alguns vírus apagam especificamente a parte do seu disco rígido que armazena um mapa usado para localizar tudo em seu disco. Sem ele, o disco parece estar vazio, fazendo com que o sistema operacional seja formatado.

Este tipo de falha no disco rígido não é tão ruim quanto as falhas mecânicas. Um bom software de recuperação de dados, como o Disk Drill, não terá problemas em localizar seus arquivos, mesmo sem o mapa que aponta onde eles estão. Uma boa estratégia é desconectar o dispositivo de armazenamento afetado logo que você descobrir que algo está errado com ele. Quando você estiver pronto para executar a recuperação de dados, reconecte o disco defeituoso e abra o seu Disk Drill. O seu disco deve se exibido na tela principal. Pressione o botão “Recover” e deixe o programa fazer o que faz de melhor. Em apenas alguns minutos, você deve ter os seus arquivos de volta. Caso contrário, a Disk Drill oferece opções adicionais e mais avançadas de recuperação de dados do disco rígido para você experimentar.

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

recuperação do disco rígido

Falhas Mecânicas

O outro tipo de falha do disco rígido é a mecânica. Seu disco rígido é muito parecido com um antigo gramofone. Um minúsculo cabeçote paira a meros nanômetros acima da superfície de armazenamento de dados magnéticos, e se algo fizer com que ele a toque, há poucas chances do seu disco resistir. Os computadores de mesa, desktops, são muito mais seguros quanto a isto do que os laptops, que são levados pra lá e pra cá, batidos e derrubados com frequência.

Se os discos rígidos fossem pequenas fortalezas de metal, todos teriam uma falha crítica: o orifício de ar. Este pequeno orifício existe para igualar a pressão e a umidade entre o recinto e o ambiente externo. Para evitar que partículas de poeira entrem no disco, o orifício possui um filtro de ar muito fino. Mas mesmo com este filtro uma partícula de poeira ocasionalmente pode entrar e causar estragos. Além disso, a poeira pode bloquear completamente o orifício.

Falhas mecânicas são muito mais difíceis de recuperar do que falhas lógicas. Qualquer reparo de hardware requer um ambiente de trabalho totalmente livre de poeira, além de várias ferramentas especializadas. Não é por acaso que os laboratórios profissionais de recuperação de dados cobram milhares de dólares por seus serviços. Se você usa o Disk Drill para recuperação de dados, você já possui uma excelente ferramenta de backup de dados à sua disposição embutida diretamente no aplicativo. Esta ferramenta pode criar backups de discos e partições byte por byte e não custa dinheiro extra. Use ela para se proteger de uma falha mecânica e evitar as enormes despesas que vêm com ela.

Por que você precisa recuperar os dados de um HD com falha updated: Março 21, 2018 author: VL