Ferramentas de Gerenciamento de Dados que Você Precisa Ter

Você sabe como é: você instala uma nova versão do seu sistema operacional favorito e aproveita ao máximo toda a velocidade dele e o espaço livre no disco rígido sabendo que isso não vai durar muito. Após alguns meses de uso, o que antes levava somente um segundo para abrir agora leva cinco ou até mesmo dez, além disso, você não tem ideia de onde todo aquele espaço livre foi parar. O que você precisa é um arsenal eficaz de ferramentas de gerenciamento de dados, como o descrito neste artigo.

ferramenta de recuperação de dados

Melhor Ferramenta de Recuperação de Dados

Mesmo com o disco rígido mais organizado do mundo, você ainda não está seguro quanto a perda de dados. Quando este problema acontece, você precisa estar pronto. A melhor maneira de se preparar é instalar o Disk Drill, uma popular ferramenta de recuperação de dados que suporta mais de 200 tipos de arquivos, todos os dispositivos de armazenamento populares e é incrivelmente fácil de usar.

Disk Drill
Recuperação de dados gratuita
Seu Companheiro para a Recuperação de Arquivos Excluídos

Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill

Melhor Ferramenta de Utilização de Disco

Todos os sistemas operacionais modernos podem mostrar quantos GB do seu disco rígido ou dispositivo de armazenamento estão ocupados e quantos estão livres. Mas eles não podem mostrar quais arquivos e pastas estão ocupando mais espaço livre. Se você é usuário do Windows, o WinDirStat deve ser a sua ferramenta para análise da utilização de disco. Este programa de código aberto testado e comprovado existe desde muito tempo atrás e está é aprimorado continuamente.

Infelizmente, os fãs dos computadores Apple não podem usar o WinDirStat. Em vez disso, eles têm à sua disposição uma ferramenta muito parecida chamada Baobab. Projetado para sistemas operacionais baseados em Unix, o Baobab é uma ferramenta para análise da utilização do disco orientado por menus com uma interface de usuário conveniente e capacidade de monitorar mudanças em tempo real.

Melhor Ferramenta para Limpeza do Sistema

À medida que você instala e desinstala aplicativos, muitas vezes, ficam para trás arquivos inúteis que não fazem nada além de ocupar o espaço livre em seu disco. Além disso, eles podem poluir o seu sistema operacional até o ponto em que você começa a ter problemas de lentidão e estabilidade.

O BleachBit é uma ferramenta de limpeza robusta que pode fazer com que a sua instalação do Windows ou Linux se pareça como nova. Aplicativos como o Spotify ou o Chrome são conhecidos ​​por escreverem grandes quantidades de dados em seu disco rígido sem nunca fazer uma limpeza. A ferramenta BleachBit pode identificar estes dados deixados para trás e os eliminar através de um único clique.

arquivos excluídos permanentemente

Melhor Ferramenta de Gerenciamento de Disco

O Finder e Windows Explorer são ótimos para o gerenciamento básico de arquivos, mas eles deixam muito a desejar quando se trata de operações em massa, manipulação de arquivos e apresentação de conteúdo de suas pastas. É por isso que a maioria dos usuários avançados eventualmente instala um gerenciador de arquivos de dois painéis, como o Double Commander. Nosso escolhido é o Double Commander porque ele é um programa de código aberto que funciona no Mac OS X, Windows e Linux. No entanto, os usuários do Windows geralmente preferem o Total Commander, uma opção venerável de gerenciador de arquivos que foi lançada pela primeira vez em 1993.

Melhor Ferramenta de Gerenciamento de Archive

Você não odeia quando alguém lhe envia um documento em um formato de arquivo desconhecido que o seu sistema não pode ler? Nós também. É por isso que instalamos o WinRAR em cada computador que usamos. Este gerenciador de arquivos suporta Mac OS X, Windows, Linux e até mesmo o Android. Ele suporta mais formatos de arquivo que podemos listar neste artigo, suporta criptografia AES de 256 bits, possui recursos de backup integrados, lida facilmente com arquivos de várias partes e muito mais. Embora tecnicamente seja uma ferramenta paga, você pode usá-lo por um período de avaliação de 30 dias gratuitamente.