Como faço para recuperar dados de um sistema de arquivos HFS/HFS+?

O Sistema de Arquivos Hierárquicos (HFS) em sua versão atual, o HFS Plus (HFS+), é o principal sistema de arquivos do OS X, o sistema operacional desenvolvido pela Apple para seus computadores. O HFS+ foi introduzido em 1998.

Como Funciona o Sistema de Arquivos HFS/HFS+?

Alguns dos principais recursos apresentados no HFS+ foram o Journal, as B-trees e os endereços de blocos de 32 bits. Quando o Journal está habilitado, o sistema mantém um registro de todas as alterações dos arquivos no disco. Esses registros são usados ​​para restaurar a integridade do sistema de arquivos em caso de eventos não planejados, como desligamento ou falta de energia.

recuperação de dados hfs

O HFS+ gerencia os seus arquivos através de um conjunto de estruturas. As principais estruturas são o Arquivo de Alocação, o Arquivo de Catálogo, o Arquivo de Extensão de Overflow e o Arquivo de Atributos.

O Arquivo de Alocação controla os blocos livres e usados. O Arquivo de Catálogo registra todos os arquivos e diretórios no volume. O Arquivo de Extensão de Overflow registra todos os blocos de alocação atribuídos a cada arquivo como se estende. O Arquivo de Atributos enumera todos os atributos de arquivo. Os três últimos arquivos possuem uma estrutura de árvore B (B-tree). Além disso, este sistema de arquivos ainda possui o Arquivo de Inicialização usado para sistemas que não possuem suporte ao HFS/HFS+.

Uma B-tree é uma estrutura de dados usada para organizar e localizar arquivos. É ideal para sistemas que usam grandes blocos de dados. As B-trees são rearranjadas após uma exclusão, o que torna a recuperação de dados HFS mais difícil.

O OS X Lion 10.7 introduziu a criptografia de volume lógico através do File Vault 2. A criptografia pode ser feita tanto para o HFS quanto para outros sistemas de arquivos. Isso significa um desafio adicional quando se trata de recuperação de dados HFS, pois as credenciais são necessárias para o decodificação bem-sucedida da criptografia.

Outros sistemas de arquivos incluem módulos para montagem de dispositivos HFS/HFS+. O Linux, por exemplo, possui um módulo de montagem HFS+ e o Windows, tem drivers para somente leitura.

Como Faço para Recuperar Meus Dados?

Como na maioria dos sistemas de arquivos, quando ocorre uma exclusão, o HFS+ não limpa os dados diretamente, mas faz apenas uma referência a exclusão. Portanto, o conteúdo ainda fica disponível até ser substituído.

Sendo assim, os arquivos podem ser recuperados usando um aplicativo de recuperação HFS, como o Disk Drill. Este software tem uma versão para Mac e uma versão para Windows. É um aplicativo comercial, com uma versão básica e gratuita para download.

Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

Como faço para recuperar meus dados com o Disk Drill?

O Disk Drill fornece vários mecanismos de recuperação de dados HFS. Eles são:

  1. Quick scan
  2. Deep scan

O Quick Scan oferece uma opção para a recuperação HFS quando os arquivos foram excluídos recentemente. É rápido, pois usa os dados disponíveis no Journal, mas pode não recuperar todos os arquivos.

Já o Deep Scan oferece a melhor opção para recuperar arquivos excluídos antigos ou para casos de sistemas de arquivos corrompidos. É uma verificação binária e, portanto, leva mais tempo. A fragmentação do disco atua contra ele, pois ela espalha os arquivos pelo dispositivo. Para ajudar você com este tempo de espera, o Disk Drill oferece a possibilidade de salvar a sessão de verificação e continuar mais tarde, sem que o trabalho já realizado seja perdido. Além disso, se os metadados não estiverem disponíveis, os arquivos podem aparecer sem os nomes originais.

O Disk Drill também pode ajudar quando o Arquivo de Catálogo estiver corrompido. O software detecta a anomalia e mostra o botão Rebuild em sua interface ao invés do habitual botão de Recover ao lado da unidade. Dependendo da situação, o aplicativo dá a opção de montar o arquivo na unidade existente ou em uma imagem de disco virtual.

Como Faço para Evitar a Perda de Dados?

O Disk Drill vem com duas ferramentas para prevenção de perda de dados HFS:

  1. Recovery Vault
  2. Guaranteed Recovery

O Recovery Vault ajuda a evitar a perda de dados. É uma camada adicional que monitora cada exclusão. Esta opção de recuperação de arquivo HFS deve ser ativada previamente.

Já o Guaranteed Recovery é um recurso único no Disk Drill. Este recurso garante que um arquivo seja recuperável ao manter uma cópia real de qualquer arquivo enviado para uma pasta monitorada, como por exemplo, a Lixeira.

Como Faço um Backup dos Dados com o Disk Drill?

Disk Drill oferece a opção de fazer um backup dos dados em um arquivo de imagem. Esta imagem pode ser usada mais tarde para recuperar os dados perdidos. Os arquivos podem ser recuperados com o Disk Drill ou qualquer outro software disponível.

Como recuperar partições HFS e HFS+ excluídas usando uma ferramenta de recuperação de dados updated: Julho 30, 2018 author: VL
Ainda tem dúvidas?  Contate-Nos  ou visite nosso  Fórum público