Como faço para recuperar os dados de um sistema de arquivos NTFS

sistema de arquivos ntfs

Como o NTFS Funciona?

NTFS significa New Technologies File System (Sistema de Arquivos de Novas Tecnologias, em tradução livre). É uma arquitetura de sistema de arquivos desenvolvida pela Microsoft para superar as limitações do sistema de arquivos FAT. Sua primeira versão foi lançada em 1993 e ela foi utilizada pela Microsoft a partir do lançamento do Windows XP. Há pouco suporte para este sistema de arquivos, pois a Microsoft o manteve como um segredo comercial. Como consequência, não há especificações oficiais publicadas. No entanto, existem várias descrições não oficiais detalhadas e suporte para versões do Unix/Linux.

É uma arquitetura sofisticada, projetada para confiabilidade, segurança e escalabilidade. Hoje, é o sistema de arquivos mais comum para usuários finais.

O NTFS é um sistema de registro de diário, onde as alterações de arquivo são registradas. Seu principal componente é a tabela de arquivos mestre (MFT), que armazena as informações necessárias para recuperar arquivos da partição. O sistema de arquivos também inclui uma cópia desta tabela que pode ser usada no caso de haver um problema com o original.

Os principais parâmetros incluídos no MFT são o nome do arquivo e o diretório ao qual o arquivo pertence. Além disso, ele armazena a localização física, o tamanho, as permissões e os quatro carimbos de horário do arquivo: criação, modificação, último acesso e última atualização do registro MFT. Ele também contém um índice com as seções que compõem o arquivo.

As primeiras 16 entradas no MFT são reservadas para alguns registros especiais, como $BitMap, $Log e $BadCus. O $BitMat controla todos os clusters utilizados ​​e não utilizados. O $Log é usado para o registro no diário e o $BadCus registra todos os clusters danificados.

O NTFS tem duas características interessantes, que afetam a forma como os arquivos são excluídos. Primeiro, o tamanho do cluster depende do tamanho do volume. Assim, por exemplo, para volumes que variam de 513 MB a 1024 MB, o tamanho do cluster é 1 KB; e para volumes que variam de 1025 MB a 2 GB, o tamanho do cluster é de 2 KB. Em segundo, o conteúdo de pequenos arquivos chamados de residente, é mantido no índice.

Como Faço para Recuperar Meus Dados Perdidos?

Excluir um arquivo no sistema NTFS significa marcar o espaço de armazenamento no disco como não utilizado. De fato, os dados não são excluídos, a menos que eles sejam substituídos por dados de outros arquivos. Portanto, os dados são recuperáveis. Os arquivos perdidos podem ser recuperados com um software de recuperação de dados NTFS, como o Disk Drill.

recuperação de dados ntfs

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

Como Faço para Recuperar Meus Dados Perdidos com o Disk Drill?

O Disk Drill é um aplicativo comercial usado para recuperar dados perdidos. Porém, existe também uma versão gratuita para download. O software está disponível para computadores Windows e Mac. Existem duas opções disponíveis para verificação de arquivos:

  1. Quick Scan
  2. Deep Scan

O Quick Scan é útil em situações onde a exclusão do arquivo é recente. Já o Deep Scan pode recuperar exclusões mais antigas de arquivos.

A verificação pode ser reduzida através da opção Preferências, no menu principal, que limita os dados recuperados aos tipos de arquivo selecionados. Os resultados são apresentados em uma tela que possui um menu de filtros para ajudar a localizar os arquivos desejados, como por exemplo, o tipo do arquivo (vídeo, imagens, documentos, áudio, archives). Também possui a opção de adicionar um filtro de hora ou de tamanho.

Além disso, o aplicativo também possui opções para pausar a recuperação de dados e salvar a sessão a fim de continuar mais tarde, sem perder todo o trabalho já realizado.

Como Faço para Evitar a Perda de Dados?

O Disk Drill apresenta várias opções de prevenção de perda de dados:

  1. Recovery Vault
  2. Arquivo de backup de imagem

O Recovery Vault é uma tecnologia que adiciona uma camada extra à Lixeira. Se esta opção for ativada, após o arquivo ser excluído, uma cópia dos metadados do arquivo é mantida no Recovery Vault. Desta forma, se o arquivo for excluído e a Lixeira esvaziada, o aplicativo oferece uma alternativa extra para a recuperação de dados NTFS. Este recurso funciona como um serviço de plano de fundo.

Adicionalmente o software, através das opções do menu Extras, pode ajudar na criação de um arquivo de backup de imagem.

Como recuperar uma partição NTFS excluída acidentalmente updated: Janeiro 16, 2018 author: VL