Os 5 melhores softwares profissionais de recuperação de dados

O Processo de Recuperação de Dados Explicado

A recuperação de dados não é mágica, apesar de parecer quando você não tem o entendimento sobre o que está acontecendo por trás dos panos. O processo, na verdade, não é tão complicado e estamos confiantes de que você não terá problema em explica-lo para outra pessoa no momento em que terminar de ler este artigo. Aqui também vamos comparar alguns dos melhores softwares de recuperação de dados para Windows e Mac afim de deixar você completamente preparado em caso de alguma perda de dados inesperada.

melhor recuperação de dados

Quando a Recuperação de Dados é Útil

De acordo com a pesquisa realizada pela Harris Interactive em 2013, 30% dos usuários de computadores mantêm todos os seus dados armazenados em um único local. Além disso, o relatório Business Planning for Disaster Survival da Chamber101 afirma que “40% das empresas não reabrem após um desastre”. Mas mesmo quando elas eventualmente conseguem reabrir, o custo médio do tempo de inatividade ainda fica entre U$ 74.000 e U$ 800.000, dependendo do tamanho da empresa, relata o Aberdeen Group.

Para as empresas, a resposta é clara: a perda de dados é algo que deve ser evitado a todo o custo. Nas raras ocasiões em que isso não pode ser evitado, um software confiável de recuperação de dados pode ser a única opção para salvar a empresa da falência. Mas e os usuários domésticos? A perda de dados certamente não é um grande problema com as modernas soluções de armazenamento em nuvem ou é?

Depende. Considere que semanalmente cerca de 140.000 discos rígidos falham nos Estados Unidos. Isso faz com que 31% dos usuários de PC percam seus dados completamente de acordo com a Pivotal IT. Você realmente possui todos os seus dados protegidos de forma segura no mundo online ou você usa um serviço como Dropbox ou Google Drive apenas para uma pequena parte de seus arquivos? E como ficam as situações em que você precisa trabalhar por longos períodos sem uma conexão com a internet? A lei de Murphy diz que as coisas dão errado sempre no pior momento. Também diz: “Qualquer coisa que pode dar errado, dará”. Portanto, não ache que essa unidade USB que você usa para fazer backup não pode falhar ou se corromper também. Com certeza, problemas vão ocorrer e, com certeza, há alguém por aí neste momento em estado de pânico completo, pensando: “como diabos eu vou conseguir meus arquivos de volta”?

Como Funciona a Recuperação de Dados

Para entender como a recuperação de dados funciona, primeiro, precisamos ter pelo menos uma compreensão básica de como os dados são armazenados em um meio de armazenamento. Por uma questão de simplicidade, não explicaremos como os dados são gravados e recuperados fisicamente – não só justificaria um artigo separado, mas o método também é diferente para cada meio de armazenamento, como cd, cartão de memória e discos de armazenamento.

Armazenamento de Dados 101

O que você precisa saber é que todo meio de armazenamento vem com uma pequena parte que armazena um mapa de todos os seus setores, que são apenas pequenas lugares onde a informação pode ser salva. Quando você precisa salvar um novo arquivo, o sistema operacional simplesmente dá uma rápida olhada no mapa para ver quais setores ainda estão livres.

Você pode ler uma explicação muito mais detalhada de todos os aspectos dos sistemas de arquivos na Wikipédia, mas para nossos propósitos, basta apenas explicar como os arquivos individuais são armazenados em um disco. Você provavelmente já sabe que os computadores veem tudo como uma série de zeros e uns. Em outras palavras, uma chave pode ser ligada ou desligada. Felizmente para nós, este sistema binário é tudo o que precisamos para representar o texto ou as instruções do processador do computador. E com eles, podemos fazer drones voarem, podemos pousar na lua, jogar videogames e conversar com nossos amigos do outro lado do mundo.

Mas, se não há nada além de zeros e uns em seu disco, como um computador pode distinguir uma imagem de outra ou uma música de um documento? Fácil, cada arquivo e cada formato de arquivo possuem marcadores que marcam onde ele começa e termina, esses marcadores são conhecidos como assinaturas de arquivos. Por exemplo, para o JPEG, a sequência inicial é “1111 1111 1101 1000” e a sequência final é “1111 1111 1101 1001”. Localize essas duas sequências e tudo entre elas será a sua imagem – um trabalho fácil para um computador.

Recuperação do Sistema de Arquivos

Quando você formata acidentalmente um cartão de memória ou disco rígido, tudo o que realmente acontece é que o seu sistema operacional apaga o mapa de setores, marcando tudo como vazio. Isso significa que todos os seus dados ainda estão exatamente onde eles estavam antes da formatação, mas você simplesmente não pode chegar a eles porque seu sistema operacional não os vê.

As melhores soluções de softwares de recuperação de disco rígido não se preocupam com o mapa de setores, pois elas analisam cuidadosamente a estrutura do disco real e criam um mapa próprio. Se o sistema de arquivos estiver danificado devido a corrupção de dados, o software de recuperação de dados será capaz de restaurar completamente o mapa.

Recuperação de um Arquivo ou Pasta excluída Acidentalmente

Lembra da nossa conversa sobre setores? Quando você exclui um arquivo ou pasta (e até mesmo limpa a Lixeira), o seu sistema operacional apenas marca os setores correspondentes a tais arquivos e pastas como vazios e deixa assim. Somente quando algum outro arquivo é armazenado exatamente no mesmo local onde estava o arquivo ou a pasta deletada, os dados se perdem para sempre.

Se você agir com rapidez, você poderá recuperar o arquivo ausente com a ajuda de um dos melhores softwares de recuperação de arquivos descritos mais adiante neste artigo. O software procurará pelas assinaturas conhecidas dos arquivos, permitindo que você escolha exatamente o que deseja restaurar. Todos os melhores softwares de recuperação de arquivos funcionam de forma semelhante, mas diferem em quantos aos recursos que eles oferecem e quanto ao número de assinaturas de arquivos que eles conhecem.

Recuperação após Danos Físicos ou Falha Total no Armazenamento

A única situação em que o software de recuperação de dados não o ajudará é em caso de dano físico ou falha total no dispositivo de armazenamento. Os discos rígidos de 3,5″, às vezes, experimentam falhas mecânicas, evitando fisicamente que o seu cabeçote se mova. O seu cartão de memória pode ficar danificado com o uso repetido e a sua unidade flash USB (pendrive) pode ter alcançado a sua idade máxima quando não quer mais nada além de se juntar aos outros pendrives no céu de silício.

É verdade que a tecnologia moderna pode fazer maravilhas, como quando a nave espacial Challenger se desintegrou na reentrada na atmosfera e uma empresa australiana de recuperação de dados, a Kroll Ontrack, conseguiu recuperar 99% dos dados do computador de bordo. O problema é que, em média, a recuperação de 1 TB de dados custará mais de U$1000 e não poderá garantir nenhum resultado, de acordo com a Gillware Data Recovery.

Lista dos Melhores Softwares de Recuperação de Dados

Agora que você sabe como a recuperação de dados funciona, é hora de conferir alguns dos melhores softwares de recuperação de dados profissionais feitos por empresas renomadas de recuperação de dados. Vamos responder a pergunta sobre “qual é o melhor software de recuperação de dados” e dizer por que o melhor software profissional de recuperação de dados é tão especial. Em vez de pagar grandes quantias de dinheiro para uma empresa profissional de recuperação de dados, experimente um software de recuperação de dados extraordinário que permitirá que você veja os dados perdidos recuperáveis gratuitamente ou por um preço muito acessível. Vamos começar nossa lista do melhor software de recuperação de dados com Disk Drill.

Disk Drill

recuperação de dados

O Disk Drill é um poderoso software de recuperação de dados para Mac OS X e Microsoft Windows. A 508 Software, os desenvolvedores do produto e, possivelmente, a melhor empresa de recuperação de dados existente, queriam tornar a recuperação de dados tão simples quanto possível. Por isto, eles criaram uma interface de usuário elegante e moderna, que expõe todas as funcionalidades aos usuários, de forma simples, sem o peso dos detalhes técnicos. Mas isso não significa que o Disk Drill não vai fazer exatamente o que você deseja. Você pode restaurar dados excluídos de praticamente qualquer dispositivo de armazenamento, reconstruir por inteiro e sem esforço uma partição perdida ou ativar os recursos de prevenção de perda de dados para evitar futuros desastres.

Baixe o Aplicativo de Recuperação de Dados Disk Drill para Windows para Mac

Prós

  • Interface de usuário moderna
  • Visualização dos resultados
  • Suporte para Mac e Windows
  • Prevenção de perda de dados
  • Ferramentas de backup embutidas
  • Suporte ao iOS e ao Android
  • Ferramentas Extras de Limpeza de Disco

Contras

  • Não oferece suporte por telefone
  • Não há versão portátil para o Windows

 

Disk Warrior

discowarrior

O DiskWarrior da Alsoft, desenvolvedores de premiados utilitários para computadores Macintosh da Apple é outro candidato concorrente ao título do melhor programa de recuperação de dados. Se trata de mais um software de recuperação de dados extraordinário que abrange todos os formatos de arquivos comuns e vem com um utilitário de desfragmentação de disco interno, que pode ser útil se você ainda usar discos rígidos comuns com discos giratórios. A Alsoft é conhecida pelo excelente suporte ao cliente e por uma ótima equipe de técnicos que estão prontos para ajudá-lo a restaurar os seus dados perdidos ou excluídos.

Prós

  • Suporta a desfragmentação do disco
  • Suporte telefônico

Contras

  • Limitado ao Mac
  • Sem visualização de resultados
  • Falta ferramentas de reparo de partição
  • Verificação rápida nativa indisponível

 

Data Rescue

datarescue

O Data Rescue da Prosoft Engineering é um software de recuperação de dados com um longo legado e experiência que remonta a 2002. O software se provou ser uma solução confiável para a grande maioria das situações comuns de perda de dados, apesar da falta de ferramentas de reparo de partição. Assim como a maioria das melhores soluções de software de recuperação de dados profissionais, o Data Rescue pode recuperar imagens digitais da sua câmera, ajudá-lo a encontrar documentos perdidos em sua unidade formatada HFS / HFS+ ou fazer uma cópia exata do disco rígido do seu Mac.

Prós

  • Suporte telefônico
  • Capacidade de recuperar setores defeituosos
  • Permite filtrar arquivos danificados

Contras

  • Limitado ao Mac
  • Falta ferramentas de reparo de partição
  • Requer um segundo disco rígido

 

Boomerang

Recuperação de dados do Boomerang

Com um nome bastante apropriado, o Boomerang se destaca como um dos poucos programas de recuperação de dados que suportam RAID. Como tal, seu público-alvo é claramente pessoas com conhecimentos técnicos mais profundos que estão dispostos a olhar além da interface de usuário desatualizado do software que necessita urgentemente de uma atualização. Há também uma versão para Windows, mas até mesmo a captura de tela no site oficial possui o sistema operacional Windows XP, de 15 anos atrás, o que diz uma coisa ou duas sobre o quão agradável deve ser de usar esta versão.

Prós

  • Suporta reconstrução RAID

Contras

  • Verificação rápida nativa indisponível
  • Interface de usuário complicada
  • Não oferece suporte por telefone

R-studio

rstudio

Este software de recuperação de dados verdadeiramente multiplataforma pode rodar em Mac, Windows e Linux. O R-studio recupera arquivos dos sistemas de arquivos HFS, HFS+, FAT, NTFS, ReFS, UFS1, UFS2, Ext2, Ext3 e Ext4. Destaca-se pela capacidade de realizar a recuperação de dados através da rede, mas infelizmente não consegue atender às nossas expectativas de usabilidade. A interface do usuário é muito engessada e o manual online parece uma tese mal escrita. Afinal, tem 246 páginas cheias de detalhes técnicos voltados para administradores de sistemas experientes.

Prós

  • Suporta recuperação através da rede
  • Ferramentas de backup embutidas
  • Suporte telefônico
  • Suporte ao Windows, Mac e Linux

Contras

  • Verificação rápida nativa indisponível
  • Versão demo limitada a arquivos muito pequenos
  • Interface de usuário complicada
  • Recursos de ajuda estão faltando
Qual é o melhor software de recuperação de dados para Windows & Mac OS X updated: Março 18, 2018 author: VL